quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Músicas em Série (Parte 2)


Depois de vários posts, volto ao tema que antes dominava este blog: SERIADOS. Mais precisamente, trilha sonora de seriado. Hoje, trago a trilha magnífica de Skins, mas não sem antes falar um pouco sobre a própria série.

Skins - ou Juventude à flor da pele, como é chamada aqui no Brasil - é uma respeitada e aclamada série inglesa que retrata a vida de um grupo de adolescentes que costuma viver em conflito com os limites que, naturalmente, são impostos antes de alcançarem a fase adulta. Mas se Skins é tão aclamada, por qual motivo as pessoas que conheço não conhecem Skins?

Inicialmente, não passa na tv aberta, o que já dificulta um pouco o acesso a ela. É transmitida, simultaneamente, pelo HBO plus e pelo VH1, canais excelentes, mas não os mais populares.

O que chama a atenção em SKINS? A série, apesar de ser aberta a polêmicas é, na verdade, um retrato cru de uma realidade que a tv não costuma abordar. Estamos todos muito acostumados a nos familiarizar com as histórias de adolescentes americanos, ricos, populares, nerds, líderes de torcida, jogadores de futebol. Skins prova que os ingleses também sabem fazer sucesso. Esses adolescentes não são exemplos de boa conduta, mas são personagens extremamente profundos. A série acaba se tornando tão interessante para os adultos quanto para os próprios adolescentes, dada a qualidade técnica e complexidade dos personagens.

Skins já teve 4 temporadas, o que equivale a duas gerações. Seus criadores tiveram a brilhante ideia de renovar o elenco a cada dois anos. Ou seja, cada geração de elenco dura apenas duas temporadas, tempo suficiente para conhecê-los e acompanhar seu crescimento na série. Os atores são, obrigatoriamente adolescentes. Não são como os jovens de séries americanas que já se aproximam dos 30 anos (vide "Barrados no Baile").

Cada episódio é focado em um dos personagens, recebendo, por isso, seu respectivo nome como título. Ocorre, também, de haver um episódio por temporada dedicado a todos eles.

A cada episódio, é possível mergulhar no universo particular do personagem que o intitula e, assim, descobrimos que muito embora reprovemos a maioria de suas atitudes (senão todas), temos que aceitar que ele age daquela forma por algum motivo. Os diálogos são inteligentes e verossímeis. Condizem, perfeitamente, com a realidade de cada personagem. Em nenhum momento você verá esses adolescentes dialogando como se fossem mais velhos (como acontecia em todos os episódios de Dawson's Creek) ou como se fossem estúpidos. Muito pelo contrário. São adolescentes, falando como adolescentes inteligentes que sofrem, tomam decisões erradas, deturpam seus próprios princípios e se divertem.

Tem muito palavrão, sexo, drogas, traição e afins? Tem. Mas Skins nunca procurou ser uma série destinada a passar uma mensagem moral para os telespectadores. É puro entretenimento muito bem produzido e dirigido, aproveitando-se do fato de que o conservadorismo europeu não é tão violento quanto o americano. Mas isso não impede que quem a assista possa tirar alguma lição do que ali é retratado, afinal, da arte se absorve tudo. Uma coisa não se pode negar, Skins tem uma linguagem nunca antes vista, uma forma de contar a história só dela, comprometendo-se, apenas, com o desenrolar da individualidade de cada personagem e em como isso reflete no todo.

A fotografia da série é absolutamente IMPECÁVEL, bem como sua trilha sonora, que deu origem a este post. A trilha é PERFEITA, IRRETOCÁVEL! Vale a pena conferir algumas das várias músicas da primorosa seleção (que passeia por John Lennon, Lady Gaga, Michael Jackson, Snoop Dogg, Bon Jovi, Chemical Brothers, Aerosmith, entre outros) das - até agora - quatro temporadas:

Chemical Brothers – Star Guitar, Susanna and the Magical Orchestra – Believer (também presente em Grey's Anatomy), Gloria Jones – Tainted Love, John Lennon – Instant Karma, Liars – Mr You’re On Fire Mr, Little Richard – Lucille, You Love Her Coz She Is Dead – Superheroes, Portishead – Machine Gun, Joy Division – She’s Lost Control, Snoop Dogg – Drop It Like Its Hot, Lady GaGa – Beautiful, Dirty, Rich, Lady Gaga – Brown Eyes, Glasvegas – It’s My Own Heart That Makes Me Cry, Dinosaur Jr - Said The People, The Clash – Police and Thieves, Michael Jackson - Man in the Mirror, Christina Aguilera - Save Me From Myself, White Stripes – Seven Nation Army, Aerosmith – I Don’t Want To Miss A Thing e Skins cast (original do Cat Stevens) – Wild World.

Você não precisa assistir se não quiser. Mas, com certeza, deveria ouvir!

Nesta série (que recomendo muito) tudo está à flor da pele. Inclusive o sucesso...

[Para assistir: Skins (óbvio!) / Para ouvir: Trilha sonora de Skins (mais óbvio ainda!)]

Um comentário:

  1. Opa! Confesso que instigou a curiosidade em assistir a série. O que comentários bem colocados não fazem, não é? Boa!
    Quanto aos audios já me liguei ali em Aerosmith e sou suspeita à falar, pois adoro as músicas deles. Então oportunidade de ouvir aos outros. Vou confiar na dica, hein. rsrs
    beijão!

    ResponderExcluir

Vamos brindar?