domingo, 3 de maio de 2009

Não julgue um filme pela sinopse

Filmes e seriados são meus vícios. Sem dúvida alguma! E como tudo relacionado a esses temas me interessa, minha curiosidade se aguçou com tanta mídia rondando o filme "Crepúsculo". Sim, Crepúsculo! Como amante do cinema, obrigo-me a gostar de tudo o que cinema possa oferecer. Ou, pelo menos, tentar. Gosto de filmes venerados pelos adolescentes, mas antes que você questione, eu respondo: Não! Eu não assisti High School Musical. Já "Crepúsculo", tentei assistir no cinema, mas deu preguiça. Tentei locá-lo, mas já estava locado. Coincidentemente, vi neste sábado, no AXN (adoro tv a cabo), o filme "O silêncio de Melinda" (Título original: Speak) cuja protagonista é a mesma atriz de "Crepúsculo", Kristen Stewart. O filme é um drama denso, muito meticuloso e com uma fotografia surpreendente que conta a história de uma jovem que vê sua vida mudar de repente em função de um trauma. A trilha e a movimentação de câmera seguem à risca o espírito atormentado da silenciosa Melinda. Mas eu não vou contar o filme aqui. Direi apenas que está repleto dos clichês "High School" americanos. A velha distinção entre populares e não populares. Mas apesar disso, foge totalmente da velha fórmula tantas vezes abordada. Se despertar sua curiosidade, tente encontrá-lo em alguma locadora. A ideia desse post não é estragar a surpresa do filme, ou fazer uma simples propaganda dele. É só a deixa para falar da qualidade dos filmes densos. Meu conceito de filme denso é: todo filme que foge naturalmente de uma fórmula pré-determinada para filmes daquele gênero e que não é apreciado por todo mundo. Vê-se que é um conceito mais abrangente do que a própria indústria do cinema dá.
Não aconselho seguir apenas a sinopse. Acreditei (pela sinopse) que "Os Excêntricos Tenenbaums" era um filme maravilhoso (principalmente pelo elenco) e não foi bem assim. Pode até ser, mas, particularmente, não gostei!
A sinopse é uma faca de 2 gumes.
Lembro das diversas vezes em que me neguei a assistir "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", sempre achando que era um filme pretenciosamente chato. Eu não concebia a ideia de ver Jim Carrey fazendo um drama, até porque quando o vi em "O show de Truman", totalmente diferente do que costumava fazer, não me agradei muito. Então, a história de um casal que tentava apagar um ao outro da memória me parecia ficção barata. Ledo engano. Que grata surpresa foi ver que o filme (Brilho eterno) não apenas era diferente do que eu pensava, como também era excelente! Depois disso, passei a ser mais tolerante com qualquer filme que me aparecesse, dedicando, pelo menos, 15 minutos de atenção. Se depois disso fosse humanamente impossível assistir, era porque nenhuma tolerância me faria suportar aquele enredo. A partir disso, resolvi dar uma 2ª chance a "Vanilla Sky". E não é que tive outra grata surpresa? Gostei! E assim fui me interessando por todo filme que tivesse alguma densidade maior. "Efeito Borboleta" foi um deles. Um suspense perturbador e sufocante. "O amor pode dar certo" um drama romântico de partir o coração. "Patch Adams" é uma traição ao expectador que passa o filme inteiro acreditando que só observará mensagens sobre levar a vida com mais humor e a certa altura da história é tomado pelo aperto no coração com o gancho para um desfecho doloroso. Mas é perdoável quando se percebe a premissa do filme. "Tudo em família" é outro filme que exige uma certa atenção do expectador para que se possa apreciar a história sem acreditar que ali se trata de um simples enredo já contado outras vezes. E "Diário de uma paixão", que pode ser criticado ou encarado como um simples romance "mamão com açúcar" é, na minha humilde opinião, um dos maiores romances já feitos, exatamente porque conta a história de uma forma nunca antes vista (pelo menos por mim), por uma perspectiva diferente, algumas vezes cansativa (quando narrada), mas que vale a pena.
Meu conceito de denso é mesmo muito amplo e pessoal e atinge todos os gêneros cinematográficos. Recomendo todos os filmes citados. De preferência acompanhados por Ruffles cebola e salsa, doritos e quinta do morgado tinto e bem gelado.

E nunca descarte um filme antes de dar uma 2ª chance. Essa 2ª perspectiva pode fazer uma enorme diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brindar?