segunda-feira, 18 de maio de 2009

"This is American Idol"


O IMPORTANTE É COMPETIR?

Eu não sei você, mas eu assisto American Idol. E não assisto, simplesmente. Eu simplesmente adoro, adoro mesmo e não nego! Até deixo gravando quando não estarei em casa no horário de exibição. Mas se você não tem tv a cabo e não sabe do que se trata, ficará sabendo, porque, com certeza, já ouviu falar no programa “Ídolos”. Este é um derivado, uma franquia da marca original inglesa “Idol”. Mas apesar de ser inglês, o programa ganhou maior visibilidade na sua versão americana. [Parece que tudo o que os ingleses inventam, acaba sendo melhor quando praticado por outros povos. A exemplo: o futebol] Mas falemos do American Idol. O programa está na reta final dessa temporada 2009, restando apenas 2 programas para descobrirmos o vencedor. Apesar disso, em toda mídia especializada e, principalmente, nos Estados Unidos, é quase certo que o vencedor é Adam Lambert. E quem é Adam Lambert? Polêmico, sem dúvida, mas talentosíssimo! Altamente performático.

Essa temporada foi uma das que uniu mais gente talentosa em um único palco, e uma maior diversidade. Mas, independente da qualidade vocal de qualquer outro participante, é inegável que Adam Lambert se tornou incomparável. Sua aparência é andrógina, um tanto quanto “emo”. Mas ao abrir a boca, ao vê-lo no placo, vê-se que ele passa longe de todo e qualquer simples rótulo. Assim, vê-se que o cabelo muito trabalhado, meio arrepiado e com franja bem elaborada, mechas azuis, unhas pretas e delineador não passam de estética. Adam Lambert, quando sobe ao palco e abre a boca é de fazer cair o queixo. Já foi comparado a Michael Jackson, Mick Jagger e Steven Tyler, por suas performances dignas de astros. Fôlego inesgotável com notas agudíssimas e afinadas. Olhar totalmente em sintonia com o que canta. Tão talentoso quanto camaleônico.

Adam, apesar de toda sua androgenia, conseguiu trajar-se em um terno elegante, com gel no cabelo, sem delineador, sem esmalte, totalmente clean e cantar, sentado, em um estilo completamente único um dos sucessos da Motown, surpreendendo a todos por sua versatilidade. E daí não parou mais. Até que na semana em que os participantes deveriam escolher músicas do ano em que nasceram, novamente, Adam Lambert, inventou de surpreender. Vestido mais ao seu estilo costumeiro, cantou uma música do Tears for Fears, novamente com um toque todo seu, e dessa vez, conseguiu o impensável: Simon Cowel (o criador do programa, o jurado mais cruel de toda a história de todos os programas de competição) resume a opinião dos jurados em um único gesto. Ele se levanta para aplaudir de pé aquele que chegou ao programa para fazer história, tendo em vista que isso nunca aconteceu e nem chegou perto de acontecer. Ficou decretado que mais nada derrubava Adam Lambert. Na semana Disco, fez uma versão totalmente romântica de “If i can’t have you”, de “Os Embalos de Sábado à Noite”, levando a jurada Paula Abdul às lágrimas de tão visceral que foi a apresentação. E assim ia se consagrando como o maior nome da temporada, ou até, de todas as temporadas. Na semana Rock foi considerado um “deus do Rock”.

Depois de derrubar vários talentosos oponentes, Adam se encontra entre os 2 melhores (Concorrendo com Kris Allen, que apesar de muito bonito, não tem metade do talento de Adam) e está a apenas um passo de ser coroado o novo American Idol. Mas isso só acontecerá se a audiência não cometer o erro cometido em uma das semanas, colocando Adam na Berlinda. Esse fato, de tão inesperado, causou muita estranheza, tendo em vista os elogios rasgados feitos à sua apresentação. A versão mais aceita pelos jurados e pela imprensa? Que a audiência tinha tanta certeza da vitória dele que acabou não votando, achando que não faria diferença. Ledo engano. Adam correu o risco de sair do programa por mero erro técnico de quem torcia por ele. A preocupação com ele é tanta, que no programa TOP 3, depois de receber todos os maiores elogios, Simon fez questão de frisar a importância do voto, para as pessoas não confundirem o talento dele como uma certeza de que estará na final final, pois isso só acontece se ele for votado, não bastando ser o melhor. Resta esperar para saber se as apostas se confirmam, pois se ele não acabar sendo o novo American Idol, será a maior decepção do programa. Certeza de que essa é também a palavra de Simon.



UPDATE: Adam não venceu o American Idol, mas não há dúvida de que se sairá melhor do que os outros no mercado, ou pelo menos fará coisas melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brindar?