quarta-feira, 2 de junho de 2010

Orkut X Twitter: O inevitável embate diante da evolução da comunicação

Lembro que há mais ou menos 5 anos atrás, fazer parte do orkut era privilégio pertencente apenas aos dignos escolhidos para fazer parte desse clube "seleto". Seleto mesmo? Bom, não era bem seleto. Na verdade o orkut seguia a mesma burocracia antes imposta ao gmail, ou seja, só fazia parte quem tinha um amigo de bom coração que lhe convidava. E foi assim que eu passei a fazer parte do orkut, convidada por uma amiga.
De início, o orkut parecia algo revolucionário. E, de fato, era! Milagrosamente você encontrava nessa rede social pessoas que há anos não via, amigos de infância que haviam se perdido do seu cotidiano. Pessoas que o tempo havia deixado para trás, de repente, estavam de volta a sua vida, mesmo que apenas como uma foto quase 3X4 na tela do seu computador.
A partir daí as pessoas passaram a se expor mais, abarrotando seus álbuns virtuais com fotos da sua vida e fazendo declarações públicas de afeto aos que estavam vinculados àquela sua vida virtual.
Com a popularização dessa rede, qualquer pessoa, independente de convite ou não, poderia criar sua própria conta no orkut. Obviamente que essa falta de controle possibilitou a propagação de uma bagunça desenfreada. Ainda assim, a popularidade positiva do orkut manteve-se de pé.
Frise-se que essa popularidade do orkut tornou-se bem maior no Brasil do que nos Estados Unidos, por exemplo, onde o Facebook é mais valorizado.
Mas, com o tempo, com o constante aperfeiçoamento de tecnologias, surgiu, inevitavelmente, a seguinte dúvida: Havia alguma possibilidade de superação dessa ferramenta tecnológica?
A resposta? SIM!
Eis que nos deparamos com o twitter. Esse já começou popular. Livre! Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode ter o seu. Mas qual a diferença? De início, o twitter está mais adequado à frenética realidade com a qual nos deparamos diariamente. O espaço é limitado (apenas 140 caracteres por vez para expor ideias) e a possiblidade de se conectar com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo utilizando apenas um botão: Follow.
A atração pelo twitter é tanta que empresas multinacionais contratam profissionais, exclusivamente, para gerenciar suas contas nessa rede social para estudar o perfil do público que pretendem atingir.
Os artistas também têm investido nessa forma de comunicação, dada a sua facilidade de acesso pelo público que alimenta sua fama, bem como pela facilidade de manipular o twitter de qualquer lugar via telefone celular. Há, inclusive, as chamadas "celebridades do twitter", pessoas e/ou personagens que, propositalmente ou não, chamam a atenção de um grande número de seguidores com seu perfil virtual.
O twitter ainda não derrubou o orkut, mas veio com ares de que vai torná-lo obsoleto. Na verdade, já está tornando.
E vejo todo mundo se rendendo a ele, das mentes mais simples, às mais intelectuais. O twitter virou a plataforma de exposição de ideias mais útil dos últimos tempos. E a tendência é dominar esse segmento de comunicação.
Artista ou não, multinacional ou simples mortal, o twitter dá a todo mundo a chance de aparecer.
Basta saber se mostrar...

4 comentários:

  1. O texto esta bastante interessante e muito bem colocado. Acredito que o que falta para o twitter se "popularizar" assim como o orkut é apenas a questão do idioma, algo que em breve não será mais problema. Tendo em vista que a versão em português esta no forno. Mas o twitter já me ganhou a tempos. Parabéns pelo post, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, o twitter é um dos inventos que dá a possibilidade do mundo estar perto do mundo.
    Espero que daqui a alguns anos ele esteja desta merma forma, simples, e pratico.

    ResponderExcluir
  3. Espero que o twitter não seja apenas uma modinha passageira, assim como diz o Pedrinho, ele conecta o mundo com o mundo!
    Parabéns pelo post, ou melhor, pelos posts! Seu blog é de muito bom gosto e com matérias fantásticas e muito bem escritas!

    Dica: Faz uma matéria sobre "inveja", eu iria amar ler esse tema escrito por você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente adorei!!! Parabéns.
    Bjão.
    Fabiano Azevedo.

    ResponderExcluir

Vamos brindar?