terça-feira, 17 de agosto de 2010

A bondade é um bumerangue?


Eu conheço boas pessoas. Você também conhece, caro leitor?

Não. Eu não estou falando daquela pessoa "legal" que cumprimenta você com educação. Nem daquela pessoa "bacana" que sorri sempre que vê você. Falo de bondade, e BONDADE vai muito além desses gestos comuns que podem surgir de qualquer um.

Falo de pessoas cuja existência faz diferença na vida de outrem. A verdadeira diferença. Pessoas que fazem o bem, e que de maneira muito natural, dedicam parte de si para somar a boas causas, para somar à construção de boas ações que, muitas vezes, são capazes de mudar a vida de quem recebe esse bem.

São pessoas que, de tão especiais, mais parecem um presente que a gente sempre se pergunta de onde veio.

Pois é, eu conheço pessoas assim. Pessoas que vejo dedicar aos outros uma pureza de espírito tão magnífica que se torna fácil achar que a humanidade tem jeito.

E para ser uma pessoa boa, desse tipo que falo, não precisa de muito esforço, até porque, é natural. Não falo de pessoas que buscam a canonização, de tão santas que parecem ser. Pelo contrário. São pessoas cheias de defeitos e todos muito explícitos. É isso mesmo. São pessoas de verdade!

E de onde veio a ideia de escrever esse post? De onde veio esse assunto? Veio de um momento de lucidez em que percebi que muito além das pessoas mais próximas a mim, eu conheço outras pessoas que, muito embora eu não saiba muita coisa sobre suas vidas, são pessoas que, de fato, merecem admiração e respeito, por mostrarem em atitudes simples o quanto é fácil ser do bem. Como é fácil sonhar o sonho do outro e lutar junto para realizar. Como é fácil torcer pelo outro e admirar o que é bem feito. Como é fácil se sentir feliz pela felicidade alheia e saber respeitar o espaço de cada um, o limite que cada ser humano tem.

Não preciso citar os nomes dessas boas pessoas aqui (muito menos contabilizar quantas vezes eu escrevi "pessoa" neste post). Essas boas pessoas se conhecem o suficente para saber que esse texto é sobre elas.

E diante de tudo o que eu já disse acima, lembro da premissa do livro "O Segredo", que defende a ideia de que tudo aquilo que você dá ao universo, volta para você. Pois bem. Bondade não é fazer o bem esperando que o bem volte e lhe presenteie com uma recompensa à altura. Bondade é dedicar o que você tem de melhor com liberdade. O simples fato de fazer o bem é a própria recompensa.

Então, no fim das contas, sabemos que o conceito de pessoa boa que tínhamos quando crianças não é tão perfeito. Pessoas boas erram e têm defeitos. Pessoas boas nem sempre se acham boas. Mas, definitivamente, as boas pessoas sabem que a bondade encerra-se em si mesma.

E se você, caro leitor, ao praticar qualquer ato de bondade, espera "troco", recompensa, agradecimento... sinto lhe informar, mas você não é uma boa pessoa. No máximo, você é um bom comerciante!

"Não é preciso que a bondade se mostre; mas sim é preciso que se deixe ver." (Platão)

[Para assistir: "Pay it Forward" (A Corrente do Bem)]

8 comentários:

  1. caracaaa, que massa. adorei!
    laysa

    ResponderExcluir
  2. Ver que você escreve super bem é fácil. Sentir, ao ler, o bem que você expressa escrevendo é gostoso. Texto bom é aquele que nos toca, nos faz olhar para si. Lindas palavras. Parabéns! Leio sempre você. Beijos

    Alan Gaia

    PS.: Postei como anônimo pq o Fabiano ainda não me ensinou como postar. Meu mundo digital vai só um pouco além da prancheta virtual que trabalho. (risos)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Carlinha.. Mais uma vez vc arrasou... Mas sabe o que e isso? Pessoas do bem, atraem pessoas do bem...

    Super me tocou em tudo que eu li, estou mega emocionada e me sinto SUPER privilegiada em ter vc por perto.. Uma pessoa totalmente do bem!

    Eu super admiro vc e tenho um RESPEITO enorme...

    Palavras lindas, texto maravilhoso.. Parabéns por mais esse!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Super legal!!! Falou pouco, mais falou bonito!!!

    ResponderExcluir
  5. Caramba! A espera valeu MUITO a pena mesmo. Suas palavras, a essência que você deixa transparecer através delas é contagiante e é sempre um prazer imenso ter a oportunidade de ler, mais do que isso, se deixar envolver. Ouso afirmar que seu texto é reflexo da sua essência, ou seja, uma pessoa Boa em sua "perfeita" forma. Porque "a boca só fala do que o coração esta cheio".
    Dona Carla Louise, suas palavras fazem bem para alma. Obrigada! :)
    O Beijão!

    Namastê! (Minha essência cumprimenta a sua essência!) ;D

    ResponderExcluir
  6. "Eu conheço boas pessoas. Você também conhece, caro leitor?"

    A resposta é sim! Conheço! E uma delas é a que escreve este blog, que têm toda paciência, inteligência e dedicação. Que consegue tempo, em meio de todas as atribulações da vida para escrever. Escrita esta que só faz o bem aos seus "caros leitores"!

    Obrigada, mais uma vez, por proporcionar uma BOA leitura, com reflexão nos detalhes bons da vida(esses são sem dúvida os mais importantes)!

    Beijo gigante!

    Rayane Mendonça

    ResponderExcluir

Vamos brindar?