domingo, 22 de agosto de 2010

I'll Be There for You. Ou, a matemática do seu "EU"...


Sua imagem não se resume ao reflexo no seu espelho. Isso é fato. Sua imagem se estende até onde terminam seus amigos. Não entendeu? Vamos nessa entender, então!

Desde sua tenra idade, você convive com pessoas de diversas personalidades e, todas elas, de alguma forma, somaram à formação do seu caráter. Ou seja, desde os primórdios da sua vida social, você está ligado(a) a pessoas que acabaram por definir o que você é hoje. Essas pessoas são, exatamente, os seus amigos. Tanto aqueles que além de amigos, são família, quanto aqueles que de tão amigos, agora fazem parte dela.

É nos seus amigos que você encontra todas as características que você se identifica, bem como características que você abomina. É na convivência com eles que você aprende a distinguir o que você quer para si e o que não quer. É nessa convivência que você aprende a fazer sentido na vida, para si e para os outros.

Com seus amigos você aprendeu a aperfeiçoar o que você aprendeu em casa, com sua educação familiar. Com seus amigos você aprendeu a correr mais rápido, a subir em árvores sem se machucar (ou a se machucar sem gravidade), a desvirtuar valores em jogos como Banco Imobiliário e Imagem e Ação, a mergulhar na piscina diferente do que seus pais ensinaram: de olhos abertos. Aprendeu a andar de bicicleta com perigo. Com seus amigos você aprendeu que o primeiro amor podia não ser o único e que você podia chorar horas em suas companhias por isso. Aprendeu que seus brinquedos não eram só seus, eram deles também. Aprendeu que em alguma briga vocês podiam jurar inimizade eterna, até virarem amigos para sempre de novo. Com seus amigos você aprendeu que apelidos nem sempre são legais, mas que algumas vezes significam uma ligação única entre vocês. Com seus amigos você aprendeu que trabalho em grupo, na escola ou faculdade, nem sempre significa que todo mundo faz alguma coisa. Com seus amigos você apendeu que conta telefônica pode ser cara, que internet dá muito sono e que cartas e bilhetes trazem uma gostosa nostalgia que não tem preço. Com seus amigos você aprendeu que fotos têm força para levar você de volta ao passado. Aprendeu a comprar as brigas deles. Aprendeu que festas deveriam durar mais tempo. Aprendeu a cantar junto e bem alto, a gritar suas emoções. Aprendeu os significados de segredo, confissão e confiança. Aprendeu a não ser egoísta e a cuidar. Aprendeu a ler pensamentos e a reconhecer olhares. Aprendeu cumplicidade e aprendeu respeito. Aprendeu que praia não deveria ter hora para acabar. Aprendeu que bronca você não leva só em casa. Com seus amigos você aprendeu a sonhar. Com seus amigos você aprendeu a errar, a acertar, a perdoar e a se desculpar. Com seus amigos você aprendeu a ter defeitos, a conviver com os seus, a aceitar os deles. Aprendeu que o tempo é relativo, assim como a distância. Com seus amigos, você aperfeiçoou paciência, tolerância e fé. Com seus amigos, com todos eles, você se aperfeiçoou.

Com seus amigos, enfim, além de tudo isso, você aprendeu a ser você.

Com meus amigos... eu aprendi o mundo! E assim, vou aprendendo a vida...

[Para assistir: FRIENDS]

3 comentários:

  1. Acho q todo mundo que ler seus textos acabam se identificando e virando fã da blogueira.. querendo sempre mais... Pq é viciante... e eu voltarei aqui sempre, pra APRENDER com vc!

    Seus textos me fazem bem e sempre chegam na hora certa!!!


    Ah, acho q vc tem um pouco de tudo, inclusive de psicóloga! rsss

    BeijãoO... SUCESSO!

    ResponderExcluir
  2. Curioso como, ao ler o que você escreve, eu fico imaginando você falando. O que não é nada curioso, por ser explícito, é que falando ou escrevendo suas idéias são sempre legais e coerentes.

    Parabéns.

    Bjs

    Alan Gaia

    ResponderExcluir
  3. Amigos, esses de tão especiais tornam-se essenciais em nossas vidas. Neh?! :) Faz tão bem falar a respeito, ler. Com a leitura foi passando um filminho na cabeça. Muito bom!!
    É engraçado como a gente consegue se encontrar em tantas palavras. Bem deixa apreciar mais um pouco, afinal seus textos transcendem meus comentários! rsrs :)

    Beijão! ;*

    ResponderExcluir

Vamos brindar?