quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Perfeição de cristal quebrada em passos sobre ovos...


Você passa a vida ouvindo que cristal quebrado não tem conserto e nunca dá importância a essa simples afirmação, até que precisa consertá-lo e constata que é verdade.

O cristal quebrado em questão é a confiança. Uma vez quebrada, jamais recuperada. E nem adianta, caro leitor, você vir dizer que DEPENDE. Porque não depende de nada.

Quando você deposita em alguém, qualquer que seja o grau de confiança, espera que aquela crença permaneça intacta. E não é necessário que essa confiança seja atingida por uma batida de carreta, nem atropelada por um trem bala. Sem maiores dramas! A pessoa que lhe decepciona não precisa derrubar seu mundo, destroçar suas convicções ou diminuir suas esperanças. Basta que, com pequenas ações, realize a magia de desconstituir a belíssima imagem que você construiu com sua doce ingenuidade natural.

Então funciona assim: determinada pessoa lhe inspira confiança e você se sente uma pessoa abençoada pelos céus por ter a possibilidade de confiar em mais alguém, de ter mais um amigo. E desse amigo, você acaba esperando grandes coisas, grandes ações, ou seja, você espera que essa pessoa seja capaz de fazer por você o que você é capaz de fazer por ela. O nome disso é ilusão, querido leitor! Dos duzentos amigos que você acredita ter, menos de dez seriam capazes de fazer por você as grandes coisas que você espera que um amigo faça. E olhe lá se esse número não estiver reduzido a apenas UM! E agradeça por ainda ter UM amigo, porque tem gente que nem isso tem!

Você conhece muita gente, mas não tem muitos amigos. Estou errada? Quem disse? Não seja teimoso, caro leitor! Não minta para si mesmo! No fundo, você sabe que 90% das pessoas que você chama de amigos, na verdade, você adoraria chamar de colegas, mas como o termo "colega" não é o preferido da humanidade, acaba ganhando um tom pejorativo e, por isso, quase ninguém o utiliza de bom grado. Saiba diferenciar amigo de colega. Amigo lhe confronta, diz verdades dolorosas, briga por você, admira suas conquistas e, quando pode, contribui para que elas aconteçam. O amigo faz você se conhecer melhor, provoca reavaliações de caráter e de comportamento, cresce junto com você. Já o colega, ele não faz tanta falta quando você passa muito tempo sem o ver, e quando vocês se reencontram é diferente, parece que alguma coisa se perdeu. Você sabe pouco sobre a vida dele, não porque ele não conta, mas porque você pouco se interessa e vice-versa. Mas é natural, é assim mesmo que funciona! É porque é assim. Colegas são legais, bacanas e queridos. Amigos são, simplesmente, fundamentais! E muitas vezes, para valorizar os amigos, você precisa de colegas.

Pois bem, então o que a quebra de confiança tem a ver com isso tudo? Tem a ver que, quando um desses amigos que você tem passa a agir de forma desproporcional ao que estava no manual, você começa a questionar a verdadeira importância daquela amizade e a verdadeira sinceridade daquela pessoa que começa a assumir uma nova personalidade que você não conhece. Mas essa "nova" personalidade é velha. Você que não viu! É aí que você acorda para a vida e percebe que perdeu o controle, e se deixou levar pela falsa ilusão de confiança.

A verdade mesmo é que quando você conhece alguém que o agrada, você age da forma mais estúpida que poderia agir e, de repente, fecha os olhos para os pequenos avisos de que aquela pessoa não é tão perfeita quanto você pensa.

Mas não se desespere! Você não precisa se afastar de todos só porque você não pode confiar sua vida a eles. Calma, não seja infantil! A quebra de confiança que estou falando não é a revelação de um segredo seu, ou atitudes tomadas de forma fria e calculista para lhe prejudicar. Falo das repetidas promessas não cumpridas, das mentiras sinceras, da prática de fingir que não lhe deve explicações por simplesmente achar que você não vai perceber os deslizes, que você vai esquecer, ou que você não merece, ou seja, das pequenas coisas que juntas comprovam que confiança não é produto de feira barata que você encontra em qualquer lugar, em qualquer pessoa.

As decepções, nesses casos, tendem a deixar você mais esperto. Você consegue conviver normalmente com as decepcionantes figuras (seja maduro, ora bolas!), mas saberá exatamente onde estará pisando.

Você pode fugir à regra e ter dezenas de amigos verdadeiros para sempre, todo o sempre, para a vida eterna? Pode, claro! Só não esqueça que nesse caso, mais importa a qualidade do que a quantidade.

Você está se perguntando como saber quando alguém é confiável ou não, para evitar decepções? Infelizmente, você só saberá quando a pessoa o decepcionar. Mas deixo aqui uma dica: espere pouco das pessoas. Com baixas expectativas, a queda é sempre menor.

Uma coisa é certa: quanto ao seu melhor amigo, o maior de todos, não há dúvidas, esse você sabe muito bem quem é! Mais do que confiança ele lhe inspira a segurança de que com ele você nunca vai precisar se preocupar. Essa amizade não se explica. Ela se justifica em si mesma...


[Para assistir: FRIENDS]

7 comentários:

  1. "Você conhece muita gente, mas não tem muitos amigos. Estou errada?"
    Totalmente certa! ;-)

    Mais uma vez arrasando! Quando eu falo q eh a melhor blogueira é pq é! =D

    Beijo galaxial!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Carlinha!!! Vc escreve muito bem. O texto está maravilhoso e o assunto é muito interessante!
    O que vc escreve tem muita coerência e é sempre mt consciente.
    Adorei!
    Bjo e parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. “As decepções, nesses casos, tendem a deixar você mais esperto.” Com toda a razão.
    Muito bom o assunto do poste confesso que se fosse debater sobre isso passaria horas a finco. Amizade, confiança e decepção resultam em um prato cheio de experiências.
    Cada vez mais a senhorita digna de toda admiração e respeito. É, cara escritora, a senhorita é única. ;)

    O beijão.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu texto!!!!
    Parabéns vc escreve muito bem!!!

    ResponderExcluir
  5. Carla, nunca mais tinha entrado no blog. Vi hj esse texto. Simplesmente pura tradução da atualidade. Sobre "quando encontra um colega tem alguma coisa diferente", é bom saber que sempre que te encontro nada mudou, a amizade é a mesma. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Parece qwue foi escrito pra mim...nada do que disse é novidade mas com que facilidade acredito ter encontrado o grande amigo da minha vida...e quantas quedas do cavalo. Mas foi bacana seu texto. Problema é encontrar o que é de verdade, "o maior de todos", como vc chama. Mas isso já é outra história. Bjx

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que até pode existir um certo grau de confiança, mas sem expectativas. Porque senão você está lidando apenas com uma imagem falsa e externa que os outros colocam para se apresentar na sociedade. Isso é uma imagem ilusória que nós alimentamos dos outros e que não condiz com a realidade e um dia sempre se quebra. E para não termos decepções é bom pensar que TODOS somos humanos e que TODOS podem cometer os MESMOS erros. Dizer NUNCA FAREI ISTO é muito forte, pois não sabemos nada sobre o dia de amanhã. Sejamos nós o mais verdadeiros possível, conosco mesmo, sem esperar nada dos outros, nem confiança, nem a verdade, nem retribuição de gentilezas, nada. Mas que eu possa dar tudo isso sem esprar nada em troca, porque o ser humano é assim mesmo: completamente falível.

    ResponderExcluir

Vamos brindar?