quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2: Mais realidade do que você gostaria de acreditar...


O filme Tropa de Elite (o primeiro) foi, sem a menor sombra de dúvidas, um fenômeno. Pois é, nem preciso citar aqui os motivos. Diante de um primeiro filme polêmico, premiado, adorado, um verdadeiro sucesso, o que esperar de sua sequência? Seja lá o que você esperou, garanto que não foi nada comparado ao que a segunda parte da saga do Capitão Nascimento realmente é: um banho de realidade!

O Capitão agora é Coronel e já não faz mais parte do BOPE. Não se preocupe! Não vou contar detalhes sobre o filme. Não seria cortês da minha parte retirar de quem ler este post o prazer de assistir ao filme sem saber dos seus melhores detalhes.

Mas todo mundo sabe que "o inimigo agora é outro". Durante todo o filme você esquece do tráfico e presencia uma detalhada história de como funcionam as milícias no Rio de Janeiro.

O problema é no Rio de Janeiro? Ou DO Rio de Janeiro? Não! Aí é que você se coloca no filme e passa a ver que aquilo tudo é problema do Brasil. Retire as armas, retire o sangue, retire as mortes retratadas na película e olhe ao seu redor: Tropa de Elite 2 conta a história da sua vida. Mas como assim? Explico:

Apesar de toda e qualquer interpretação diversa, o filme traz a nítida sensação de que tudo acontece por interesse. Você vê pessoas trocando favores, não importando hierarquia, patente, função etc. Favores que, na maioria das vezes (quase todas), tornam-se mais importantes do que qualificação. Pergunte a si mesmo se você já deixou de ganhar algo, ou já perdeu algo porque alguém devia um favor a outra pessoa e por isso, sua cabeça rolou. Porque você era menos importante naquele jogo de interesses, porque você, simplesmente, não entra no jogo. Porque você é honesto e competente o bastante para não precisar vender sua dignidade e suas ideias. O filme mostra de maneira muito clara o quão descartáveis podem ser as pessoas e como seus direitos são desprezados. Mostra que por trás de certas faces, há uma podridão de caráter que você nem imagina. Mostra que, no jogo, são meras peças de um tabuleiro, comandadas por quem detém o poder. O poder de escolha, o poder de decisão sobre a minha, a sua, a nossa vida.

Tropa de Elite 2 é mais do que um filme de ação, mais do que uma sensação de "deja vu". Ele conta a atual história do Brasil de uma forma tão perfeita que não duvide se daqui a alguns anos fizer parte dos livros didádicos de seus descendentes. E, indiretamente, você fará parte desses livros também porque, infelizmente, você faz parte dessa história...

Sem mais delongas, assista ao filme, pois nada do que eu exponha aqui será capaz de lhe causar a inevitável sensação que o filme traz de que o interesse gira a "roda da vida". Apesar disso, seja você mesmo e sempre corra por fora!

Apesar de tudo, é SEMPRE mais inteligente NUNCA ser o inimigo...


[Para assistir: "Tropa de Elite - O Inimigo Agora é Outro", que merece todos os prêmios possíveis!]

2 comentários:

  1. "Favores que, na maioria das vezes (quase todas), tornam-se mais importantes do que qualificação"

    Sei MUITO BEM o que é isso... isso tá no meu cotidiano! É muito triste fazer a cabeça de alguém "rolar"...

    Certeza que quem ainda não assistiu Tropa de Elite, vai sair correndo após ler seu blog!
    O filme é perfeito e amanhã irei assistir novamente! =D

    beijos! =**

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti esse filme...pode acreditar! Mas estava morrendo de vontade! Na verdade nem sei pq ainda não fui...rsrsrs. E seu texto só aguçou a vontade que estava guardada!


    Espero que ainda esteja no cinema...caso contrário vou ter q esperar sair em dvd!

    bjooo =*

    ResponderExcluir

Vamos brindar?