quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quantas vezes somos capazes de boicotar a nossa felicidade?


O ser humano, por mais que tente disfarçar, não consegue se libertar de suas características masoquistas. Isso mesmo! Todo ser humano é masoquista.

Você é masoquista e não adianta dizer que não é. Você já se apaixonou por quem não lhe queria, já insistiu em amores que lhe faziam mal, já lutou para manter amizades que não valiam a pena, já se prendeu a realidades que não levavam a lugar algum.

Alguns chamam isso de persistência. E talvez seja. Mas garanto que você não estava sendo apenas persistente. A persistência, muitas vezes, agarra a mão do masoquismo e corre! Caminham juntinhos e fazem você se perguntar qual o motivo de, às vezes, o amor doer tanto, certas amizades serem tão efêmeras e certos sonhos parecerem tão distantes. Acontece que quando algo é muito importante para você, mesmo que cause um mal, você se apega e se agarra com todas as forças à crença de que vai melhorar, vai passar, vai mudar. Em algumas vezes isso funciona, mas em sua maioria não! Agarrar-se à dor é, quase sempre, medo de dar o primeiro passo rumo à mudança. Então você aceita que tudo na vida tem um preço e se coloca à disposição para pagá-lo se conseguir em troca o que tanto quer. Frustrante é pagar o preço, que pode ser alto, e não conseguir.

Eu não entendo como você não entende o porquê de certas coisas na sua vida não darem certo. Todas as respostas estão diante de você: os erros cometidos, as pessoas que atrapalham, as que ajudam mas você não enxerga, as insistências desnecessárias, o apego em vão. Você vê tudo e finge não saber, porque espera que tudo mude, que tudo melhore sem que você precise se esforçar, sem que precise mudar.

Nesse jogo de aceitar que o mundo não é perfeito e que não há um mal que não traga um bem, você acaba se desgastando e desgatando as pessoas, suas coisas, seus projetos, sua vida inteira. Você se prende ao medo de ousar, de querer mais, de buscar mais. Sempre haverá alguém para lhe colocar para baixo. Sempre haverá alguém capaz de manter a chama do seu masoquismo acesa, tentando mostrar que o melhor da dor é o alívio que vem depois. Sabe o que é melhor? Não doer!

Durante toda a sua vida você verá oportunidades passando pela sua frente e muitas dessas vezes você as deixará passar. Deixará passar amores certos, amigos certos, sonhos certos, porque não consegue largar o que tem.

E nisso tudo, onde fica sua felicidade? Você vai ficar sentado esperando o belo dia em que a felicidade resolve cair no seu colo e transformar sua vida? Felicidade é coisa do cotidiano, das coisas que compõem o seu dia. Felicidade é ter porque e por quem sorrir. Não se prive disso acreditando que a felicidade lhe espera em algum lugar. Ela já esteve em você, já passou por você milhares de vezes e você deixou sair, deixou passar porque segurar a felicidade é tão simples que parece mentira. Você acabou criando abismos em si mesmo incontáveis vezes, porque não ser feliz parece mais verossímil do que ser.

Hoje, você já poderia estar onde sempre quis, já poderia ter tudo o que deseja se tivesse se permitido mais. Vai ficar triste agora? Vai se arrepender de algumas coisas? De jeito nenhum! Não me venha com desculpas para exercitar seu masoquismo. Comece a boicotar os boicotes que você providenciou para a sua vida e passe a ver cada dia como um todo e não uma pequena parte.

Isso significa que você nunca mais será triste? Está louco? Claro que não! Não me venha também exercitar suas ilusões. A vida realmente não é perfeita e você vai continuar sabendo e sentindo isso. Mas só tenha a certeza de que se você cair, não foi porque você mesmo se derrubou. E esteja sempre pronto para se levantar.

Na canção "Cara Estranho" de Los Hermanos há o seguinte trecho: "...É a solução de quem não quer perder aquilo que já tem e fecha a mão pro que há de vir." Não seja esse estranho e abra sua mão, abra sua mente! Não espere a felicidade dos seus sonhos lhe encontrar. Vá atrás e segure quando ela passar. Construa sua própria felicidade e seja ela própria.

Nada, nem ninguém será capaz de lhe proporcionar a plena felicidade se você não quiser ou não deixar. Você não vai encontrar lá fora nada que lhe sirva mais do que o que já tem dentro de você!

Seja qualquer coisa, só não seja seu próprio vilão...


"Aceite o desafio e provoque o desempate. Desarme a armadilha e desmonte o disfarce. Se afaste do abismo. Faça do bom-senso a nova ordem. Não deixe a guerra começar..." (Plantas embaixo do aquário - Legião Urbana)

2 comentários:

  1. Preciso confessar que esse poste me serviu como um belo tapa na cara. Mas um merecido, aquele que a gente sabe o porquê de estar recebendo. Do tipo: Acorda! Bancar a vítima não esta com nada.
    Sempre os seus textos para somar.
    Um beijão, sabe que tem meu respeito e total admiração. ;)

    ResponderExcluir
  2. Carla, obrigada pelo texto. "VC É O CARA"!

    ResponderExcluir

Vamos brindar?